terça-feira, 28 de abril de 2009

Sonho

Ontem à noite tive um sonho muito estranho… sonhei que estavam a dar uma festa no R/C do meu prédio, e que os convidados saltaram tanto que provocaram um terramoto. Com isto, o meu prédio ruiu… Eu olhava para os destroços a ver se encontrava alguns resquícios da minha casa, do meu quarto, da minha vida… Nada!
Mas a tristeza de ter perdido o meu passado, ou por ao menos as lembranças às quais eu me agarrava, essa não desceu sobre mim. Olhava para o cenário caótico serena, quase como se conhecesse o futuro. Estava bem, conformada, quase que pronta para deixar para trás a destruição e seguir em frente. Não pensava em reconstruir aquela que foi a minha casa, o meu passado, mas sim em mudar de casa, no futuro.
Por vezes sabemos que precisamos de mudar, de esquecer o passado, ou por ao menos não ter o passado presente, e olharmos para o futuro como uma oportunidade de nos transformarmos. O presente serve como um casulo, em que crescemos e nos transformamos em borboletas.
Contudo, é difícil deixarmos o passado, pois o futuro é incerto e o presente que resultou do nosso passado é torna-se um conforto, algo que conhecemos. Vivemos assim num presente saudosista com medo de mudar, limitados pela nossa neofobia.
Em todas as nossas vidas é preciso um momento em que renascemos, em que crescemos e pensamos: “Disparate!”. A realidade é que é nessas alturas em que não estamos felizes com o nosso passado, o presente não apresenta muitas perspectivas de felicidade e nós andamos naquele limbo, em que não andamos para a frente, limitamo-nos a contemplar o passado e a arranjar uma forma de revivê-lo.
A mudança é imperativa! Só com a mudança existe evolução!É tempo de deixar as ruínas do passado para trás. O passado é passado, não sobrevive, nem nas lembranças. É tempo de mudar de casa, de quarto, começar a construir lembranças novas e um novo passado onde sejamos felizes.

1 comentário:

Cátia de Sousa disse...

Pois, por mais difícil que seja deixar o passado e as lembranças boas ou más, para trás sabemos que o nosso presente e futuro somos nós que construímos. E esse passado serve para aprender evoluir e não cometer os mesmos erros (ou pelo o menos tentar).
Sei que é fácil falar, o pior é deixar realmente os destroços no seu lugar e recomeçar uma casa nova. Mas o que custa é começar, depois vais ver que vais construir um lugarzinho magnifico, repleto de bons momentos de felicidade.

O certo é que a vida é como um rio, corre sempre em direcção à foz e não à nascente...

Muah*** gosto mto de si e vou estar sempre neste teu percurso em direcção à foz e tu no meu =)